O que você faria se fosse milionário?

Há mais de um ano eu publiquei no Medium um post falando sobre eu não ter muitos planos de longo prazo. E que tudo bem ser assim. Porém, em alguns momentos da vida, se você não tiver nenhuma ideia de onde você quer chegar, fica muito difícil tomar certas decisões na vida pessoal e profissional.

Como mencionei no meu outro post, não tenho um planejamento de carreira muito claro. Desde que eu comecei a trabalhar como Desenvolvedor de Software, muita coisa mudou. Muitas vezes eu tentei me imaginar em certos empregos/projetos, em certas situações, mas geralmente as coisas aconteceram de formas bem diferentes, sejam pra melhor ou pra pior.

Depois de muito pensar a respeito, acabei achando e adotando uma tática que me tem me ajudado a guiar as minhas decisões e as minhas apostas na vida pessoal e profissional. Ela foi desenvolvida após uma conversa com alguns amigos onde a seguinte questão foi levantada:

O que você faria se tivesse muito dinheiro? O suficiente para não precisar mais trabalhar?

Claro que esta é uma pergunta muito ampla, e cada pessoa tem um montante que seria ideal para parar de trabalhar e o dinheiro não é infinito, mas segue o exemplo que vai ser fácil de entender a ideia: digamos você goste, dentre muitas coisas, de programar/criar produtos, viajar e correr.

Sua responsa seria algo como... Contribuiria com softwares Open-source, Ensinaria programação como voluntário ao redor do mundo, Passaria 6 meses viajando pela Europa ou pela Ásia. Correria nas areias das Ilhas do Panamá?

Sei que meus exemplos foram bem absurdos (ou interessantes?), mas queria te perguntar: hoje, o que você faz, precisando trabalhar e ganhar um salário todo mês, mesmo que em uma escala menor, condiz com o que você faria se fosse multi-milionário?